Brindes personalizados: um meio de potenciar um negócio

Porque os brindes personalizados fazem a diferença para o seu negócio?

. Os brindes personalizados conseguem criar um maior impacto.

. Os brindes personalizados correspondem a um maior nível de exigência dos consumidores (e também dos parceiros de negócios).

. Os brindes personalizados contribuem para que o público-alvo se sinta mais valorizado e especial, visto que se trata de uma oferta exclusivamente elaborada para um determinado receptor.

. Os brindes personalizados são ofertas que podem ser utilizadas por empresas de diversos sectores.

. Os brindes personalizados atingem um dos principais objectivos de uma estratégia comunicacional: permitem que uma empresa seja recordada pelos destinatários durante mais tempo, o que desenvolve uma maior proximidade entre os dois e, por consequência, uma crescente fidelização.

Análise do perfil dos consumidores é importante para escolher os brindes

Quando se pensa em elaborar brindes personalizados, surge uma dúvida frequente: como colocar em prática uma ideia que tenha tudo para cativar o interesse dos outros?

Perante uma diversidade tão ampla de produtos disponíveis – e a preços competitivos –, é fácil ficar confuso. Por exemplo, será que é mais útil distribuir fitas de pescoço ou umas canetas? Ou será que os seus destinatários preferem um delicioso aperitivo? Ou ainda uma caneca personalizada para mais tarde recordar?

Antes de mais, é preciso ter em conta que os brindes têm de ser funcionais para os seus receptores, correspondendo aos seus interesses e actividades de lazer ou profissionais. Desta maneira, estas lembranças tornam-se mesmo valiosas e nunca descartáveis.

Daí que seja necessário traçar um perfil dos destinatários, o que depende do produto ou do serviço que uma firma se encontra a comercializar. Vejamos alguns exemplos:

. Se tiver uma empresa que se encontra a comercializar t-shirts que apresentam imagens de boys bands populares, terá de oferecer brindes para um público-alvo geralmente constituído por adolescentes do sexo feminino ou com 20 e poucos anos.

. Se tiver uma empresa que se encontra a comercializar um creme anti-rugas, os adultos com mais idade – e de ambos os géneros – serão a maioria dos seus clientes.

. Se tiver uma empresa que se encontra a comercializar um creme de barbear ou uma loção pós-barba irá ter tradicionalmente um público masculino.

Embora pareça uma medida óbvia, há muitas empresas que cometem o erro de escolher aleatoriamente ofertas que sejam apenas baratas, sem pensar na impressão que irá causar junto do seu público-alvo. Quando as firmas não confirmam as preferências e o perfil dos destinatários, a estratégia de comunicação acaba por fracassar totalmente.

Estar atento a outros pontos de vista contribui para bons brindes personalizados

. Aconselhar-se. Eis uma palavra-chave para a escolha certeira de brindes personalizados. Não faltam fontes. Por um lado, há os consultores especializados nestas ofertas. É o caso dos profissionais da Sempreactual, devido à sua experiência e à atenção que prestam às novas tendências do mercado. Por outro, também é relevante ouvir as ideias de familiares e de amigos. Em alternativa, é possível realizar uma pesquisa junto de alguns clientes.

. Observar. Este é o verbo de ordem que se segue. Deve-se ficar atento aos passos da concorrência, no que está a oferecer aos seus clientes e como estes reagiram aos brindes personalizados, isto é, se melhorou a sua ligação com as firmas. Se concluir que a recepção foi positiva, não fique tentado em disponibilizar a mesma oferta – é melhor diferenciar-se sempre, nem que seja incluindo o nome da marca, o logótipo, o slogan, os contactos, uma embalagem especial, uma forma de entrega diferente, uma mensagem exclusiva…

. Participar. Aproveite os seus tempos livres para assistir a algumas conferências e eventos de negócios sobre brindes personalizados para conhecer as novas tendências do sector e as ofertas mais populares. Este tipo de acontecimentos costumam ser uma boa fonte de inspiração.

Quais os outros conselhos para encontrar brindes personalizados de qualidade?

. O melhor é ter capacidade de adaptação ao orçamento disponível. Se contar com um orçamento flexível, aproveite essa liberdade e opte por diferentes ofertas, caso tenha clientes com diversos perfis. Mas se o montante em causa for mais limitado, encontre um produto com um apelo universal, isto é, que tenha capacidade para agradar a todos, independentemente da sua idade ou género.

. O melhor é contar com os avanços da tecnologia digital nas áreas da impressão, das gravuras e dos bordados, entre outras formas de personalização. São bons aliados para uma fácil e rentável concepção deste tipo de brindes.

. O melhor é que os brindes personalizados sejam resistentes ao tempo. Como é óbvio, nenhum destinatário irá aprovar uma oferta que se parta ou deixe de funcionar em poucos dias. Esta aposta é desastrosa, porque não só prejudica a reputação da firma, mas também corresponde a um desperdício de dinheiro. Falando nisso, é igualmente importante reter que a qualidade dos brindes personalizados não se mede pelos euros gastos: existem ofertas baratas que correspondem a todos os critérios para satisfazerem os seus clientes.

Que brindes personalizados é que estão na moda?

. É o caso das capas para iPhone. Disponíveis em diferentes materiais, destacam-se as capas em silicone, um material que se distingue pela sua resistência. Se possível, opte por inscrever o nome do destinatário, através de uma gravação a laser. Será impossível resistir a este brinde!

. É o caso das esferográficas de metal. Estes objectos continuam a ser um charme, especialmente se incluírem algumas informações das firmas, recorrendo, mais uma vez, a uma gravação a laser. Trata-se de uma boa alternativa aos cartões de visita.

. É ainda o caso dos tapetes de rato, das canecas e dos blocos de notas, entre outros exemplos.

A Sempreactual disponibiliza estes e outros brindes personalizados. Contacte-nos pelo número 21 492 74 66