Como escolher os brindes publicitários mais indicados?

Quais as vantagens de optar por brindes publicitários?

Muitas empresas já consideram os brindes publicitários como um dos segredos para estimular a força das vendas e para aumentar a divulgação de uma firma. Por esse motivo, há algum tempo que estas ofertas são encaradas como uma relevante ferramenta de marketing e não como uns simples objectos que se disponibilizam aos consumidores. Sendo assim:

. Os brindes publicitários têm capacidade para alcançar centenas e até milhares de potenciais clientes.

. Os brindes publicitários permitem que os destinatários conheçam melhor as características do seu negócio e aproxima-os mais da sua firma.

Porém, para que se consiga atingir estes objectivos, é necessário seguir alguns critérios: desde a adaptação ao investimento disponível até ao estabelecimento da finalidade da oferta dos brindes, passando pela definição do momento de entrega, da mensagem a transmitir e da duração do uso dos produtos.

Como adaptar os brindes publicitários ao perfil dos destinatários?

Embora o aumento das vendas e a divulgação de um negócio já existente sejam algumas das finalidades principais, os brindes publicitários também podem ser uma nova forma de:

. Agradecer a lealdade dos consumidores, fazendo-os sentir especiais e acarinhados pela sua empresa. 

. Promover o número de telefone de uma nova linha de apoio.

. Anunciar um novo serviço ou produto. 

Tal como acontece com os objectivos, o momento de entregar os brindes também é determinante na escolha. Por exemplo, uma oferta a ser disponibilizada num casamento deverá ser diferente de um produto entregue num ambiente empresarial ou numa festa de lançamento de um serviço ou produto novo.

Independentemente da natureza das ofertas, é importante que os brindes publicitários correspondam ao perfil de quem os recebe. Não há nada como disponibilizar ofertas que façam parte da rotina profissional dos destinatários ou sejam bastante utilizadas nos momentos de lazer. Assim, este instrumento de marketing trabalhará na promoção do seu negócio durante 24 horas por dia, 365 dias por ano. É uma divulgação incansável!

Daí a necessidade de conhecer de forma aprofundada a identidade dos destinatários. Apesar da óbvia importância daqueles dados mais básicos – como a idade, a posição social e o género –, é aconselhável descobrir os valores, os hábitos, os objectivos de vida, as dúvidas, as preocupações e até os receios do seu público-alvo para que ofereça precisamente aquilo de que ele gosta e necessita.

Quando correctamente escolhidos, os brindes publicitários podem suprir uma necessidade, despertar um imenso prazer ou gerar status

Logo, enumere numa folha em branco todas estas qualidades que descrevem os seus consumidores. Não se esqueça ainda de analisar o meio envolvente dos clientes (que locais frequentam, por exemplo) e de classificá-los por segmentos para uma identificação directa e objectiva dos brindes a entregar. Depois, é só escolher a oferta mais adequada.

Vejamos o caso de uma empresa cujos consumidores são maioritariamente arquitectos: o melhor é optar por brindes publicitários, como réguas ou calculadoras. Por outro lado, se forem funcionários de empresas de telemarketing, é aconselhável oferecer fones.

De que forma os brindes originam um aumento nas vendas?

Perante os exemplos anteriores, conclui-se que os brindes devem ser objectos práticos, utilizados todos os dias e vistos por bastantes pessoas. As canecas também correspondem a estas qualidades. Seja ao beber o leite do pequeno-almoço, o chá das cinco ou o café para ficar desperto numa madrugada de trabalho, estes utensílios recordam constantemente os destinatários sobre informações importantes de um negócio: o nome da empresa, os contactos, o endereço do site e o slogan, entre outros exemplos.

Sendo assim, ao recorrer tantas vezes a este brinde, se o cliente desejar a aquisição de um produto com a mesma qualidade – e caso este seja disponibilizado pela sua empresa –, há uma grande probabilidade de se recordar da sua firma.

Tal como as canecas, os blocos de notas, as fitas para pescoço (para o transporte de porta-chaves) e as canetas costumam ser os brindes publicitários mais recorrentes e as opções mais seguras para agradar a diferentes tipos de receptores. No entanto, há firmas que preferem optar por ofertas que se destaquem pela sua originalidade.

Factor surpresa é importante na concepção de brindes publicitários

Para surpreender até os consumidores mais exigentes, fique atento aos passos da concorrência para se diferenciar das suas ofertas. Contudo, o factor surpresa não tem de estar obrigatoriamente ligado a uma maior despesa. O mais importante é exceder as expectativas, ao entregar brindes publicitários com ideias diferentes e superiores à qualidade média do mercado, isto é, que não sejam invasivos e que não se esgotem ou se percam facilmente.

A capacidade de surpreender não se limita somente na escolha dos tipos de ofertas, mas também na forma como estas transmitem uma mensagem. Por vezes, nem é preciso recorrer a palavras. Por exemplo, as promoções de filmes utilizam apenas imagens para ilustrar os objectos. 

Para ter a certeza de que os brindes publicitários fizeram sucesso, é aconselhável mensurar os resultados obtidos. Daí que seja pertinente comparar uma lista com a média de compras – a quantidade de produtos ou serviços adquiridos – antes e após a entrega destas ofertas. Se houver uma subida, os brindes fizeram efeito. Caso contrário, repense a estratégia.

A lembrar que os brindes publicitários tanto podem ser oferecidos a consumidores, como a parceiros de negócios. Por exemplo, há muitas firmas que têm optado pela entrega destas lembranças em ocasiões de confraternização com colaboradores. 

Vejamos o caso da organização de um passeio na montanha. De certeza que se os funcionários ganharem uma mochila e uma garrafa térmica, irão guardá-las durante muito tempo e, sempre que vislumbrarem esses objectos, vão ter uma boa lembrança da empresa onde se encontram a trabalhar. Mais uma vez, os brindes conseguem ser um elo de aproximação. 

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